CLASSIFICAÇÃO DOS RÁDIOS A VÁLVULA

I. OS CIRCUITOS ANTIGOS

          Galenas - crystal radios
          Estes primitivos receptores funcionam com um cristal de galena (sulfeto de chumbo), mineral natural que atua como semicondutor.

          As galenas ou crystal radios não necessitam de fonte de energia elétrica para o seu funcionamento e o som é reproduzido por um par de fones. Elas resistiram ao tempo, sendo industrializadas até os anos 1930, em regiões ainda não servidas por energia elétrica. Na foto ao lado, uma galena (detektor-empfänger), marca Heliogen, fabricada na Alemanha em 1932, da coleção do autor.


          Rádios Regenerativos
          O maior criador de circuitos de rádio, Edwin Armstrong, inventou o circuito regenerativo em 1912. O princípio da regeneração é um feedback : parte da radiofreqüência é realimentada para a entrada do circuito, aumentando a sensibilidade e a seletividade.

          Lee de Forest, criador da primeira  válvula de rádio, manteve uma batalha jurídica contra Armstrong

sobre a invenção do regenerativo, até que, em 1934, a Suprema Corte dos Estados Unidos deu ganho de causa a Forest, contrariando toda a comunidade científica. Armstrong suicidou-se em 1954. Na foto ao lado, o Radiola V (AR-885A), produzido pela RCA Victor em 1923, com um circuito regenerativo. Cortesia de Bill Kendrick (www.antique-radios.net), Antique Radio Pictures.

          Rádios TRF – Rádio Freqüência Sintonizada
          O sistema Tuned Radio Frequency-TRF, foi criado nos USA pelo sueco Ernst Alexanderson, em 1916. A radiofreqüência é sintonizada e amplificada por diversos estágios, até a detecção e saída do áudio.
O problema  deste circuito é a  capacitância entre eletrodos das válvulas, provocando oscilações e

interferências.
          Muitos rádios TRF podem ser identificados por seus gabinetes longos e baixos, com uma tampa superior de acesso ao circuito e uma série de grandes bobinas internas. Na foto da direita, um TRF Atwater Kent, modelo 46, construído em 1928, da coleção do autor.



          Rádios Neutrodinos
         O rádio com circuito neutrodino é um tipo particular de TRF, no qual os efeitos da capacidade interna entre a placa e a grade da  válvula  são  reduzidos.  Louis Hazeltine, nascido nos
Estados Unidos

em 1886, criou e patenteou o sistema (1922/23). Ele colocou filtros que neutralizaram os ruídos causados pela oscilação nas válvulas. O neutrodyne foi o primeiro receptor adequado para a comercialização pública. Em 1927, estima-se que 10 milhões de neutrodinos foram construídos. Na foto ao lado, um receptor Freed-Eisemann, modelo NR-9, de 1927, com circuito neutrodino. Cortesia de Bill Kendrick (www.antique-radios.net), Antique Radio Pictures.

          Circuito TRF – Segunda geração

         Uma nova concepção de válvulas com uma grade auxiliar (screen-grid) foi inserida nos circuitos a partir de 1927, resolvendo o problema das oscilações e tornando o circuito neutrodino obsoleto.
Como exemplo, na foto da direita, um rádio marca Detrola, modelo 121, de 1936, da coleção do autor.





Radio AntiqueRadio OldRadio Collection Daltro DArisbo
Todos os direitos reservados Museu do Rádio®